Tel. Geral Tel. Consulta

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é o maior hospital público do Espírito Santo, destinado 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e administrado por uma Organização Social (OS), a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES), contratada por meio de edital público.

A assinatura do contrato entre a entidade e o governo do Estado aconteceu em 31 de outubro de 2012 e sua inauguração foi realizada, em 23 de fevereiro de 2013, com a entrega de 60 leitos de Internação, 40 leitos de Terapia Intensiva, Ambulatório, Centro Cirúrgico, Laboratório e serviços de Diagnóstico por Imagem. Os demais setores seguiram um cronograma de abertura sendo, finalizado, em 01 de novembro de 2013, com a entrega de 60 leitos de internação da Maternidade de Alto Risco.

A unidade é fruto de um investimento de cerca R$165 milhões em recursos próprios do Governo do Estado e oferta, hoje, 427 leitos à população capixaba, sendo referência em urgência e emergência em traumas ortopédicos e neurológicos, gestação de alto risco e conta com um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

O maior hospital público do Espírito Santo é também o mais moderno, adotando conceitos globais de sustentabilidade, acessibilidade, automação, acolhimento e flexibilidade. O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves foi construído levando-se em consideração o estilo ecologicamente correto, visando o consumo racional de recursos naturais.

Assim, a energia solar é aproveitada para aquecimento da água e um reservatório coletor de águas de chuva é destinado ao reaproveitamento para irrigação e lavagem de pisos. Os metais sanitários são do tipo economizadores.

Dispõe de um heliponto, sendo referência para o atendimento aos pacientes críticos com necessidade de remoção aérea. Além disso, é o único Hospital público até o momento que dispõe de ressonância magnética para atendimento aos pacientes internados e externos regulados pela SESA. 

O sistema de climatização é automatizado, com reduzida emissão de gases e consumo de energia. As luminárias contam com lâmpadas de alta eficiência. A ambiência hospitalar foi projetada adotando-se o conceito de humanização, trazendo conforto ao paciente, familiares e profissionais. As salas são amplas e acolhedoras e há ainda facilidades como lanchonete, acessos diretos ao serviço social, ouvidoria e maternidade.

As unidades do HEJSN estão distribuídas em 6 blocos estruturais edificados em um terreno de mais de 30 mil metros quadrados. Até março de 2020, contávamos com Unidades para Internação no sexto e quinto andares, Maternidade de Alto Risco no quarto andar, Centro Obstétrico e UTIN/UCIN no terceiro andar, UTI adulto no segundo Andar, Centro de Tratamento de Queimados e UTQ (Unidade de Terapia Intensiva para Queimados) no primeiro andar e Centro de Diagnóstico por imagem, Ambulatório e Unidade de Internação, Unidade de Alta Dependência de Cuidados _ UADC, e Bloco Cirúrgico no Térreo, além das várias áreas de apoio. Contávamos ainda no Térreo, com a Unidade de Urgência e Emergência 24h, com seus 55 leitos e amplos espaços.

A atenção integral à saúde perpassa também pelo investimento em ensino e pesquisa. Desde os primeiros anos de funcionamento, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves tem conferido esforços na capacitação profissional e no conhecimento técnico. Assim, atualmente, é hospital-escola destinado a práticas de medicina para centenas de estudantes, além de campo de estágio para outras profissões e, desde 2014, possui um programa de residência médica, credenciado na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), com a oferta anual de vagas em diversas especialidades.

O Ministério da Saúde, através do Programa Proadi SUS, em parceria com os Hospitais de Excelência no Brasil, escolheu nos anos de 2017 e 2018 o HEJSN para a participação em dois programas de destaque. Em 2017 o HEJSN foi selecionado para participar do programa Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, com vistas à redução de infecções nas UTIs, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento do Rio Grande do Sul. E em 2018 o HEJSN foi escolhido para participar do programa Lean nas Emergências, uma metodologia de excelência operacional com o objetivo aumentar ainda mais o giro de leitos, evitando desperdícios e agregando valor à visão do paciente e melhorando a qualidade e a eficiência da assistência, em parceria com o Hospital Sírio Libanês.

Ao longo da sua história, o Hospital Dr. Jayme conquistou o nível máximo da acreditação hospitalar com o certificado ONA Nível III – Acreditado com Excelência. Além do certificado ISO 9001/2015, versão mais atual da organização. A unidade foi reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como um dos melhores hospitais do país, sendo o único hospital público capixaba a configurar a listagem da ANS. Pelo Capixabas foi eleito, em 2016, na categoria Hospital Público no Prêmio Excelência em Saúde e conquistou o Prêmio Marcas Ícones nos anos de 2017 e 2018, todos da Rede Vitória de Comunicação.

O HEJSN conta ainda com assistência realizada pela equipe de capelania, que até março de 2020 também contava com mais de 400 voluntários cadastrados. Todas as áreas da instituição estão focadas em um atendimento humanizado e de qualidade centrado no paciente e em suas necessidades.


Perfil de Atendimento

O Hospital Dr. Jayme tem abrangência sobre 2,3 milhões de capixabas e  ofertava até março de 2020, presencialmente, as especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica para tratamento de queimaduras (CTQ), Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Obstetrícia de Alto Risco, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Cardiologia, Oftalmologia, Nefrologia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Infectologia, Terapia Intensiva e Neonatologia.

Conta com setor de diagnóstico por imagem com capacidade para realizar, mensalmente, cerca de 15 mil exames de raio X, tomografia computadorizada, colonoscopia, ultrassonografia, ecocardiograma e ressonância magnética.

Contava, até então, com um serviço ambulatorial de atendimento aos pacientes egressos das internações, e um serviço de exames laboratoriais e de imagem para pacientes internados e pacientes externos oriundos do SISREG.

Entretanto, embora com um perfil há 7 anos tão claramente definido, no mês de março de 2020, em decorrência das mudanças de cenário estabelecidas pela Pandemia de Covid-19 desde o início de 2020 e pelas novas diretrizes definidas pela OMS, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do ES (SESA), algumas mudanças de processo, estrutura e resultado foram iniciadas no HEJSN.

Com esse novo perfil definido pela SESA (Hospital Referência para atendimento a pacientes SUS graves ou potencialmente graves, suspeitos ou confirmados de COVID 19), foram realizadas adequações em diversos setores do HEJSN. Foi inicialmente desenhado o "Macrofluxo de Internação COVID 19", em instrução normativa própria, que descreve detalhadamente o fluxo do paciente internado no HEJSN, desde a entrada, passando pelo diagnóstico e classificação e as alocações em coortes dos casos com mesma classificação, até a saída dos mesmos, com o objetivo de prestarmos uma assistência mais qualificada e segura, evitando-se transmissão intra-hospitalar do vírus.

Também foram desenvolvidos pelo Hospital, com participação contínua do SCIH, da Coordenação da Terapia Intensiva, da Gestão Clínica, da Farmácia, da Qualidade e dos Gestores Assistenciais, protocolos específicos de manejo e condução dos casos de COVID 19, além dos fluxos, com atualizações frequentes, mediante publicações de novas portarias, boletins epidemiológicos, literatura ou recomendações de órgãos reguladores.

Portanto, entre os dias 21 de março de 2020 e 06 de junho de 2020, foram reformados e progressivamente disponibilizados 250 leitos de UTI adulto e 60 leitos de enfermaria aos usuários do SUS para atendimento exclusivo a COVID-19.

Atualmente a unidade hospitalar conta com 402 leitos, assim distribuídos:

LEITOS COVID-19:
UTI:  250 leitos
Enfermaria: 60 leitos, sendo 30 para atender a maternidade.

LEITOS NÃO COVID-19:
Maternidade de Alto Risco: 30 leitos
UTIN/UCIN: 40 leitos, mais 7 leitos de contingência
Centro de Tratamento de Queimados: 07 leitos de UTI e 08 leitos de Enfermaria


Horários de Funcionamento:
Recepção Principal: 7h às 19h
Recepção Principal: 7h às 19h
Recepção da Urgência e Emergência: 24 horas
Recepção da Maternidade: 24 horas
Ambulatório: terças-feiras, de 7h às 13h.
Guarda de Pertences: domingo a domingo, de 7h15 às 11h e de 13h às 18h30

Horários de Visita:

Todas as visitas foram suspensas em determinação a Portaria 038-R da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (SESA).

Acompanhantes: Clique aqui para ter conhecimento de informações importantes.


Endereço: Avenida Paulo Pereira Gomes, s/n - Morada de Laranjeiras, Serra/ES.

Contato: (27) 3331-7500.

Certificações
ONA 3