Tel. Geral Tel. Consulta

Gestão da Qualidade - DRG

Como projeto estruturante na estratégia do HEVV, foi aprimorada a implantação do DRG (Diagnosis related group), no início de 2017. O DRG é uma metodologia de categorização de pacientes internados, de acordo com a complexidade assistencial. O modelo tem o foco no Cuidado Centrado no Paciente, com o objetivo de propiciar uma assistência qualificada, com redução de desperdícios e compartilhamento de ganhos.

Considerando o perfil institucional, o trabalho foi iniciado pela especialidade foco do HEVV – Cardiologia, codificando atualmente 100% das saídas; no decorrer do ano outras especialidades foram incluídas, atingindo 87% de codificação de saída hospitalar (referência: 2019). Desenvolveu-se como estratégia de melhoria e envolvimento da equipe, a sistematização do DRG Admissional, garantindo resolutividade nas interações entre os processos e pessoas; Integração das informações do DRG, com as comissões estratégicas: NSP, CCIH, Prontuário e Óbito e Compartilhamento dos resultados, por meio de encontros mensais com a diretoria técnica e com representantes da linha de cuidado da Cardiologia, para discussão e análise dos resultados. Com o esforço de um time interdisciplinar integrado e focado na busca da sustentabilidade, para redução de ineficiências e desperdícios, alcançou-se a meta almejada. Em 2019 foram codificadas 8039 saídas. A Cardiologia, como pioneira nesse processo, teve 2791 saídas codificadas.

O DRG tem o propósito de contribuir com os sistemas de saúde na Entrega de Valor. Por meio do Índice de Valor do Sistema de Saúde - HEVV, é possível avaliar as etapas da cadeia de valor do sistema de saúde e seus resultados assistenciais, a saber, atenção primária, assistência hospitalar e transição do cuidado do hospital para o domicílio e a eficiência do uso do leito hospitalar. Em 2019, destaca-se o resultado obtido na Dimensão de Eficiência: zerando a ineficiência do uso do leito - fruto de vários ajustes realizados no processo da linha de cuidados do serviço de Cardiologia.

 

Certificação


ONA 3