Tel. Geral Tel. Consulta

Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

Novembro azul é o mês de alerta para o cuidado com a saúde do homem, principalmente, em relação ao câncer de próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país.

Estão mais propensos à doença os homens com mais de 50 anos de idade. Mas de acordo com o urologista do Hospital Evangélico de Vila Velha, Rodrigo Tristão, essa não é uma regra. “Apesar de poder ser diagnosticado em jovens, inclusive abaixo dos 40 anos de idade, o risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40% dos tumores nessa faixa etária. No entanto, a idade média do diagnóstico da doença é de 69 anos segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia”, destaca o médico.

Seu Moacir Almeida, de 67 anos, foi diagnosticado com a doença e faz o tratamento no Hospital Evangélico. “Fiz os exames anuais solicitados pelo meu médico e recebi a notícia que estava com câncer de próstata. Acredito que o maior problema dos homens ainda é o preconceito. Se eu não tivesse feito o exame, eu não teria conseguido me tratar”, relata o empresário.

Para o urologista o exame para diagnosticar o câncer de próstata ainda é um tabu entre os homens. “Embora a conscientização e as campanhas sobre câncer de próstata e saúde masculina tenham crescido nos últimos anos e, com ela, o entendimento da importância dos exames do toque e do antígeno prostático (PSA), ainda perdura o tabu do tema e o machismo. Cerca de 20 a 30% dos homens ainda recusam a realização do exame de toque retal”, alerta o Dr. Rodrigo Tristão.

Ainda de acordo com dados do INCA mais de 65.000 novos casos de câncer de próstata surgem a cada ano, entre 2020 e 2022. São considerados fatores de risco estabelecidos, idade, histórico familiar positivo e raça negra.

Portanto, o diagnóstico precoce ainda é essencial para a cura do paciente. “O diagnóstico precoce da doença está diretamente relacionado ao sucesso no tratamento do câncer de próstata atingindo taxas de cura superiores a 90%”, reforça o urologista.

Assessoria de Imprensa 
Hospital Evangélico de Vila Velha
Nadia Vaccari (27) 99203-9937/3016-4042
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Certificação


ONA 3