Tel. Geral Tel. Consulta

Protocolo da Dor Torácica salva vida de surfista

O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) utiliza o protocolo de Dor Torácica que tem como objetivo agilizar o atendimento do paciente que chega ao pronto-socorro com sintomas de infarto.  Esse protocolo foi implantado no HEVV desde 2010. O paciente que dá entrada na urgência e emergência já faz um eletrocardiograma, é avaliado por um cardiologista e logo após é feita a abertura da artéria no setor de hemodinâmica. Todo esse processo de atendimento dura em média 58 minutos.

Um dos pacientes que recebeu o atendimento baseado nesse protocolo foi o surfista e tatuador, Marcelo Venturini, de 46 anos. “Eu senti a minha pressão cair e chamei meus amigos. Eles disseram que eu reclamava de dor no peito e me levaram para o Evangélico. Lá, eu recebi o atendimento que salvou a minha vida”, contou Marcelo.

De acordo com o cardiologista do HEVV, Dr. Diogo Barreto, o coração do surfista chegou a ficar 30 minutos parado. “Marcelo deu entrada no nosso pronto-socorro com mal súbito e foi, imediatamente, reanimado pela equipe de cardiologia, em seguida ele foi encaminhado para o setor de hemodinâmica para fazer a abertura da artéria do coração”, relata o médico.

Marcelo Venturini

No setor da hemodinâmica do HEVV são realizados cerca de 350 procedimentos por mês dentre diagnósticos e tratamentos como cateterismo, arteriografia, embolização, angioplastia e correção de aneurisma. No primeiro semestre desse ano foram feitos mais de 1600 procedimentos na hemodinâmica do HEVV.

O trabalho integrado das equipes de enfermeiros, médicos cardiologistas, clínicos, técnicos de enfermagem e cardiologistas intervencionistas do HEVV garante atendimento rápido, dinâmico e seguro ao paciente.

“Temos equipes que trabalham 24 horas no protocolo da Dor Torácica e otimizam atendimentos aos pacientes que estão sofrendo de infarto agudo do miocárdio. O setor da hemodinâmica é peça fundamental no protocolo porque assim conseguimos realizar procedimentos menos invasivos que salvam vidas. Nós temos profissionais capacitados, usamos equipamentos de última geração e atuamos em mais de uma sala, por isso somos referência na área cardiológica” explica o coordenador da Hemodinâmica, Dr. Bruno Moulin Machado.

Assessoria de Imprensa 
Hospital Evangélico de Vila Velha
Nadia Vaccari (27) 99203-9937/3016-4042
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Certificação


ONA 3