Tel. Geral Tel. Consulta

Hospital Evangélico reforça importância da doação de órgãos em caminhada

Nesse mês, o Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) irá promover a 11ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos. O evento que acontecerá no dia 16 de setembro, na Praia da Costa, em Vila Velha, visa reforçar a importância desse ato de amor que pode salvar tantas vidas.

Quem está na lista de espera para realizar o transplante enxerga a seriedade dessa caminhada. Vanuza Soares de Oliveira, de 46 anos, é paciente do HEVV e aguarda com muita ansiedade por um coração. Ela fala como é fundamental falar sobre esse assunto. 

“Só quem está na fila de espera sabe o quanto é angustiante. Acho que muitas pessoas ainda não sabem que quando a doação de órgãos se concretiza várias vidas são salvas. Essa caminhada vem para incentivar e para conscientizar sobre a importância desse ato. Deixo aqui o meu apelo para que as pessoas digam sim à doação de órgãos”, ressalta a cozinheira.

 Equipe de profissionais do HEVV com a camisa da caminhada

O Hospital Evangélico é referência em transplantes de rim, córnea, coração e fígado. Nesse ano de 2023, hospital realizou 24 transplantes renais, 4 de fígado e 71 de córneas. Durante todo o ano, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) realiza importantes ações para conscientizar as famílias sobre esse ato de solidariedade.

“Esse ano retomamos a caminhada com a proposta de fazer um grande ato de mobilização. Faremos um evento que contará com a participação dos nossos médicos e enfermeiros que estarão a disposição para explicar sobre o processo da doação de órgãos. Vamos apresentar dados e levar muita informação para quem estiver no local”, disse Luana Torrente, que é enfermeira da CIHDOTT do HEVV.

Vale reforçar que pode ser um doador qualquer pessoa que teve morte encefálica e que a família autorize a doação. Mas de acordo com o coordenador do programa de transplantes do HEVV, Bruno Majevski de Assis, muitas pessoas não sabem como funciona o processo e recusam a doação.

“Só nesse ano, aqui no Espírito Santo, tivemos 45% de recusas familiares. Esse é um número muito alto. As pessoas têm muito medo de autorizar a doação e o que nós buscamos é desconstruir os mitos e explicar como acontece todo o procedimento”, reforça Majevski.

 

11ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos 

Data: 16 de setembro 

Local: Orla da Praia da Costa, Vila Velha – em frente a farmácia Santa Lúcia 

Horário: 15h 

 

Assessoria de Imprensa 
Hospital Evangélico de Vila Velha
Nadia Vaccari (27) 99203-9937/3016-4042
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Certificação


ONA 3