Tel. Geral Tel. Consulta

Cardiologista alerta foliões sobre os cuidados com o coração no Carnaval

O Carnaval é sinônimo de muita dança e alegria sem hora para acabar. Mas alguns foliões acabam exagerando e sobrecarregam o funcionamento do principal órgão do corpo humano, que é o coração.

O coordenador do serviço de cardiologia do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Dr. Diogo Barreto, explica o que pode prejudicar o folião nessa época do ano. “As poucas horas de descanso associado ao excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo e alimentação inadequada pode prejudicar o coração a longo e curto prazo”, destaca Dr. Diogo Barreto.

De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) há um crescimento do número de ataques cardíacos e derrames no período do Carnaval. “Nessa época do ano é visível o abuso no consumo de álcool e drogas. Essas substâncias atrapalham o funcionamento do coração podendo gerar arritmias, crescimento e disfunção do coração e a consequência mais grave é levar o indivíduo a morte”, explica o médico.

 Dr. Diogo Barreto - coordenador do serviço de cardiologia do HEVV

A alimentação inadequada e muito gordurosa também é comum durante o Carnaval. Por isso, a dica do cardiologista, Dr. Diogo Barreto, é de que os foliões, principalmente, os hipertensos e diabéticos, mantenham sempre a rotina de exames periódicos como exames clínicos e de sangue.

“Esse é um momento de se divertir com moderação. As temperaturas são mais altas, então é preciso se hidratar mais e aumentar o consumo de água ou água de coco. Tentar incluir nas refeições frutas e verduras até porque a ingestão de alimentos gordurosos é uma das grandes causas do infarto”, reforça o médico.

 

Assessoria de Imprensa 
Hospital Evangélico de Vila Velha
Nadia Vaccari (27) 99203-9937/3016-4042
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 

Certificação


ONA 3